Crônica de Quinta - Meu cabelo não é duro, é crespo!

Dia desses estava no trabalho, numa segunda-feira típica, sabe, preguiçosa.
Minha colega de trabalho naquele dia resolveu deixar a escova e a chapinha de lado e ir trabalhar com seus longos cabelos cacheados e lindos por sinal.
Chegou de cabelos soltos e ainda úmidos, pregou uma presilha na franja e lá estava ela para um dia normal de trabalho não fosse o abuso das pessoas acharem que tudo é "brincadeira" (não é não), pois bem, uma de nossas coordenadoras chegou e mandou a seguinte pérola antes mesmo de dizer "bom dia":
- Uai menina, eu não sabia que seu cabelo era duro!
Eu e minha colega nos olhamos confusas e sua resposta foi:
- Meu cabelo não é duro, é crespo!
Sabe quando tudo é surreal e você nem se dá conta do que tá vivendo naquele momento? Foi o que nos aconteceu, ficamos sem reação, poderíamos ter dado milhares de respostas, mas naquele momento ficamos em silêncio por não ter absorvido ainda o tamanho do acontecido e nem ter digerido as palavras ferinas da moça que ainda com um sorriso na cara achou que aquilo foi mera brincadeira para descontrair.
Uma pessoa dessas não está preparada para lidar com a vida, não está preparada para vivê-la.
Foi desagradável, foi racista e preconceituosa achando que a "brincadeira" como foi classificado, ia causar risos, a única coisa que causou foi asco e várias manifestações de repúdio depois de incomodar tanto a minha colega que expôs o caso numa das suas redes sociais, pois precisava compartilhar com as demais pessoas sua revolta e também por sentir que faltou algo naquele momento, faltou, faltou respeito por parte da coordenadora que trata a opção das pessoas como chacota, faltou minha colega dizer que o cabelo dela diz respeito apenas a ela e a mais ninguém, que independente dela gostar e ter suas opiniões equivocadas tem que respeitar.
As pessoas ainda não entenderam que este tempo em que estamos vivendo não há mais espaço para essa pequenez e que "brincadeiras" às vezes não é somente uma brincadeira é uma forma de ser cruel e expor o outro.
Sim, minha colega não se abateu e hoje mesmo foi com seus cachos, mostrando que essa gente pequena não tem espaço na vida dela.
Edna Rodrigues

Foto: Google
Plágio é crime.


Comentários

Postagens mais visitadas