Resenha - O cortiço - Aluísio Azevedo

Olá tudo bem pessoal, pois bem, de volta com os posts no blog. Fiquei alguns sem postar, mas estou de volta.
Essa resenha é do livro do Aluísio Azevedo, um autor que nasceu em São Luís ( Maranhão) em 14 de abril de 1857 e morreu em Buenos Aires ( Argentina) em 21 de janeiro de 1913.
O livro O Cortiço traz uma história bem escrita e com temas bem atuais, como traição, inveja, homossexualismo, prostituição e ganancia.
João Romão veio de Portugal para trabalhar no Brasil e ficar rico, porém ao chegar aqui só conseguiu emprego numa quitanda de outro português. Um dia o português dono da quitanda resolveu voltar para sua terra natal deixando o comércio para João Romão. Ali vizinho da quitanda trabalhava Bertoleza uma escrava que queria comprar sua carta de alforria, ela também tinha um pequeno comércio e todo mês juntava um pouco de dinheiro para comprar a sua tão sonhada alforria, então começou uma amizade com João Romão, sendo assim Bertoleza entregou suas economias para que João Romão tomasse de conta, pois tinha medo de que os gatunos a roubassem. Pois sim, um belo dia João Romão chegou em casa com um papel dizendo que tinha comprado sua alforria, mentiu, pois ele mesmo fizera aquele papel e pegara o dinheiro para si, Bertoleza foi morar com João Romão e os dois juntaram os comércios e permaneceram trabalhando sem descanso. Ele juntou o dinheiro de Bertoleza com mais dinheiro do seu próprio bolso e foi adquirindo terras do terreno que ficava no fundo da quitanda, foi comprando pequenos lotes e também comprou a pedreira que ficava no fundo do terreno. Aos poucos João Romão construiu um cortiço para abrigar os trabalhadores da pedreira e suas famílias, ele vendia na quitanda e Bertoleza na casa de pasto que também criaram para alimentar essas pessoas. João não tinha luxo, roubava no preço das mercadorias e assim foi ficando rico.
No cortiço moravam amontoados nuns quartinhos pequenos muitas famílias, ali também tinham as lavadeiras e os vendedores e aos finais de semana faziam seus pagodes.
Ali ao lado tinha um sobrado para onde se mudara o Miranda outro português, este já era rico quando chegou ao Brasil, mudou-se para o sobrado para tirar a mulher de perto do amante e agora João Romão morria de inveja de Miranda, pois, este ganhou um título de nobreza. Os dois viviam em pé de guerra pois Miranda queria comprar um pedaço do terreno de João Romão para fazer seu quintal e este não queria vender.
Tem também Rita baiana que traz a sensualidade da mulher brasileira e que atrai a atenção de Jerônimo outro português que se mudou para o cortiço, casado e trabalhador, quando vê Rita baiana dançando se apaixona perdidamente por ela, mas Rita já tem compromisso com Firmo, mesmo assim isso não impede que os dois se apaixonem.
Além de Rita Baiana tem muitos outros personagens interessantes na história, tem a Pombinha, o Albino que é homossexual entre outros personagens. 
O livro traz muitas histórias dentro da história principal, pois fala de cada morador do cortiço e das suas dificuldades, tristezas e alegrias.
É um livro surpreendente e bem atual, com assuntos bem polêmicos e que nos faz pensar.
O Cortiço é um livro com características do movimento naturalista o romance foi publicado em 1890 fazendo uma crítica social a formação de favelas, a pobreza, exploração e preconceito.
É uma ótima leitura!!

Autor: Aluísio Azevedo
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 153
Título: O cortiço

Comentários

Postagens mais visitadas