Pressão estética

Desde cedo somos empurradas a nos submeter a práticas de beleza, muitas vezes práticas dolorosas e incômodas, mesmo assim ouvimos que isso é normal, que é preciso. Desde cedo somos inundadas com promessas absurdas de procedimentos que nos farão ficar jovens para sempre, bonitas como modelos, então aprendemos que os cabelos tem que ser sempre longos, porque é assim que é, aprendemos que ser magra é essencial, que não entrar na calça 38 nos faz ficar fora de um padrão imposto por alguém que nem sabemos quem.
Então começamos a nos comparar, a nos odiar e criar coragem para passar horas sem comer, enlouquecemos a procura da dieta milagrosa, do suco que vai fazer as dobrinhas da barriga desaparecerem. É uma canseira física e mental, seguir o padrão não é fácil, mesmo assim seguimos na luta contra um inimigo que somos nos mesmas.
Li em algum lugar dia desses que 38% das meninas de 4 anos, sim 4 anos já estão insatisfeitas com seus corpos, pode isso? Sim, é de ficar chocada, porém, a ditadura da magreza, da beleza começa cedo e vai se enraizando na gente e quando vemos é normal viver essa loucura e a insatisfação com nosso corpo.
Começam então os procedimentos perigosos, dolorosos e às vezes sem volta, quantas mulheres já perderam a vida na busca por um padrão de beleza inalcançável e imposto por fotos, por academias, por filmes e pela sociedade patriarcal, quantas de nós já não nos reprovamos quando vemos nossa imagem no espelho?
Nos falta amor pelo nosso próprio corpo, pela nossa imagem, nos falta saber que somos diferentes, que temos corpos diferentes e que sim, está tudo bem. Nos falta aceitar que somos lindas do jeito que somos, que o que importa é nossa aceitação de nós mesmas, esquecer os comentários, os olhares maldosos e as pessoas que estão em busca apenas de aparência.
Mulher, você é linda!
Se ame!
A pressão estética está aí para nos empurrar por um caminho que fortalece empresas que enriquecem cada vez que a gente se odeia, cada vez que corremos em busca de cremes que prometem milagres, emagrecimentos rápidos, a pressão estética nos obriga a não nos aceitarmos para lucrar com nossa insatisfação, com nosso ódio ao próprio corpo, cada vez que nos odiamos alguém lucra com isso.
Se aceitar é necessário e amor próprio é essencial.
SE AME!
Edna Rodrigues



Ilustração:Edna Rodrigues
Texto:Edna Rodrigues
PLÁGIO É CRIME


Comentários

Postagens mais visitadas