Hoje é dia de clássico - Resenha de Lucíola de José de Alencar


"Sucede com as feridas d'alma o mesmo que às feridas do corpo: é quando elas esfriam, que a dor se torna aguda e lancinante".
José de Alencar

Paulo um jovem rapaz vem a corte para construir sua carreira, logo conhece Lúcia uma cortejada e cobiçada cortesã. Logo o rapaz começou a visitá-la e se transformou em um dos seus amantes, com o tempo Paulo era muito mais que amante, eles viraram amigos, o rapaz conseguia ver Lúcia através de tudo, já não era só o desejo, era também amizade de verdade.
Lúcia tinha uma alma pura que só Paulo conseguia ver, ela guardava uma história que com o tempo contaria a ele, ela queria regenerar-se e com a chegada de Paulo ela achava que tinha chegado o momento.
Na segunda parte do livro ela conta as circunstâncias que a levaram a se prostituir.
Conta que teve que vender seu corpo a um homem repugnante para ajudar sua família que estava doente. Morrem quase todos ficando apenas uma irmã e o pai, seu pai quando descobriu os meios usados para obter o dinheiro para a cura dos que restaram a expulsou de casa, sem saída resolveu ser cortesão, não gostava, sentia repulsa pelos homens com quem se deitava.
Mudou de nome e se manteve recebendo os homens, mas sonhava com o dia que conseguisse se livrar de tudo e Paulo lhe devolvia essa essência perdida. Lucíola queria renascer e viver outra vida ao lado de Paulo.

Este livro traz uma ótima história, contada por Paulo a partir do momento em que conhece Lúcia, é um livro bem escrito e com uma história que prende o leitor pelos detalhes.

Como bom clássico traz uma escrita particular e bem cuidada, traz ainda personagens nada previsíveis e bem construídos. Traz também os finais que eu mais gosto, nada óbvios e sem muita explicação, sabe aqueles que depois você fica olhando pro além e pensando em toda a história, tentando entender tudo, pois é assim mesmo, gosto muito deste tipo de livro.
Tenho Lucíola na minha coleção, capa muito bonita e enfim um grande clássico que vale a pena adquirir e ler.
Até a próxima, grande abraço!! <3

 Autor: José de Alencar
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 151

Comentários

Postagens mais visitadas