Resenha do livro - O crime do Padre Amaro

Este livro de Eça de Queirós foi publicado pela primeira vez em 1875, sendo este livro o primeiro livro do autor.

O crime do Padre Amaro é uma narrativa em terceira pessoa, a narrativa se passa em sua maior parte em Leiria sede do bispado onde o Padre Amaro consegue transferência. A história se passa nos anos de 1860 e 1870 se desenvolve de forma cronológica, com eventuais voltas ao passado.

 (Contém spoiler)
Após perder os pais Amaro ainda criança cai nas graças de uma marquesa que o torna agregado e planeja criá-lo para o sacerdócio, apesar do menino não ter vocação e de ter desde cedo uma índole libidinosa se torna padre. Mesmo tentando conter os impulsos sexuais ele se ordena padre, embora tema a Deus ele odeia a vida eclesiástica que lhe foi imposta. Depois de exercer seu ofício numa província do interior, ele consegue uma transferência para Leiria.
Em Leiria o padre aceita a sugestão do cônego Dias para alugar um quarto na casa de uma senhora viúva, Dona Joaneira com quem mantinha um caso. O padre então se muda para a casa da amante do cônego, Dona Joaneira tem uma filha que se chama Amélia, o quarto de Amaro fica exatamente embaixo do quarto da moça, ao se virem pela primeira vez os dois sentem uma mútua atração, que se desenvolve aos poucos e faz com que a moça perca o interesse pelo noivo João Eduardo.
O que faz Amaro tomar iniciativa com Amélia é chegar em casa um dia e surpreender seu superior o cônego Dias na cama com Dona Joaneira, isso faz o padre perder todos os escrúpulos e ele se deixa levar pelos impulsos sexuais.
Amélia e Amaro então começam a se encontrar com frequência, o padre é visto como um santo pelas beatas, mas tem sua primeira relação sexual com Amélia e então a moça engravida e o padre se desespera. Leva então a moça para outra cidade para então ter o filho longe e ainda é aconselhado a levar a criança a uma "tecedeira de anjos" uma mulher que mata as crianças indesejadas, chegando então mais perto do parto e ela estando longe da mãe e de Amaro que ficaram então em Leiria a moça entra numa crise profunda(sua mãe não sabe da gravidez). A moça dá a luz a criança que é levada para a "tecedeira de anjos" Amélia não resiste a complicações do parto e então Amaro fica triste e tenta recuperar a criança, mas já é tarde demais. Traumatizado por tudo que aconteceu ele pede transferência deixando para trás aquela história. Afinal "tudo passa".

Autor: Eça de Queirós
Editora: BestBolso
Páginas: 493

Espero que leiam o livro e que aproveitem pois é uma história muito boa. Grande abraço, até mais! <3

Comentários

Postagens mais visitadas