Dica de Leitura - O grande mentecapto - Fernando Sabino


Genteee, o que é esse livro? :o
Fernando Sabino nasceu dia 12 de outubro de 1923 em Belo Horizonte, formou-se em direito e desde de então vem trazendo obras maravilhosas para nosso meio literário.
Esta obra em que vou falar um pouco pra vocês, traz a história do Geraldo Viramundo.
Ele era um menino que nasceu na cidade de Rio Acima em Minas e seu pai era dono de um armazém, o livro descreve a infância simples, porém feliz de Geraldo, ele tinha muitos amigos, tomava banho de rio, brincava de bolinha de gude...
Na adolescência...
Um dia resolveu que queria ser seminarista, foi então para o Seminário em Mariana, lá se meteu em algumas confusões e então saindo do seminário, começou a andar sem destino pelo estado de Minas.
A história traz ainda o amor platônico de Viramundo pela filha do Governador da província, traz seu encontro com o estudante Dionísio, entre outros.
Viramundo nos faz pensar onde começa a loucura e acaba a razão ou onde as duas se entrelaçam.
Conta também que Viramundo não exigia muito da vida, nem pedia nada a ninguém, caso alguém oferecesse aceitava apenas um pouco de comida. Virou um andarilho.
Aqui Fernando Sabino traz várias citações e alusões aos artistas de Minas, à pessoas importantes da região e a escritores também, a obra é cheia de ditados populares e sem dúvida alguma retrata o povo brasileiro na figura de Viramundo. Um povo que sofre, mas ainda acredita e que se diverte com tudo.
É um livro divertido, leve, até que chega as duas últimas páginas, a partir daí não vou mais contar por valer muito a pena ler o livro inteiro e saber o que se passa e o que nos comove e também conhecer as cidades mineiras, um pedacinho de cada uma delas.
O livro é escrito de forma simples, o autor usa palavras do cotidiano mineiro e isso faz com que a gente se sinta de verdade ali com os personagens e fazendo uma viagem à Minas Gerais.
Gostei muito de ter a oportunidade de ler esse livro que é da literatura brasileira, de um grande escritor que fala especialmente da sua verdade, da nossa verdade como brasileiros.
Uma curiosidade: O escritor começou a escrever O grande mentecapto e parou retomando seu trabalho no livro após trinta e três anos, isso mesmo, trinta e três anos depois. Terminou então sua escrita em apenas, dezoito dias. O livro foi lançado em 1976 e conquistou vários prêmios. Em 1989 o livro virou filme sob a direção de Oswaldo Caldeira e estrelado pelo ator Diogo Vilela.
Espero que você leia a obra e se divirta, se emocione assim como eu.

Um abraço
Edna Rodrigues

Páginas: 254
Editora: Record
Autor: Fernando Sabino

Comentários

Postagens mais visitadas