Crônica de Quinta - Homão da P***

Recentemente todos nós escutamos muito a expressão “Homão da porra”, mas o que é realmente um “Homão da porra”?
A expressão é usada para se referir ao homem que faz um ato admirável.
Vamos ver se eu entendi esse ato admirável...
Vi várias reportagens sobre alguns homens que lavam a louça, que cuidam dos filhos, que fazem comida e daí me pergunto, isso é um ato admirável?
Ao meu ver, essas são obrigações de homens e mulheres, por que é um ato admirável só porque é feito por homens?
Então, a vinte e poucos anos sou casada com um homão desses e ainda não tinha me dado conta, porque enquanto eu escrevo meus livros, ele lava a louça, lava o banheiro e é digno sim, mas deveria ser normal, não é mesmo?
Quanto as crianças ele sempre participou das reuniões escolares, sempre acordou cedo para levá-los à escola, sempre trocou fraldas e sempre dividiu comigo o tempo de um cochilo quando eles adoeciam e dormiam mal durante a noite. Ao meu ver isso só o transformava num ótimo pai, participativo e que se preocupava tanto quanto eu com a casa e com os filhos.
Agora elegeram um cara que faz isso, o que deveria ser obrigação de todo dia a divisão dos trabalhos domésticos, em super-maridos, super- homens, elegeram como se ele fazendo suas obrigações fosse algo louvável e admirável.
Nós mulheres nunca fomos chamadas de super-mulheres por cuidar dos filhos, da casa, trabalhar fora e ainda ser a mulher linda e cheirosa de noite.
Nós mulheres nunca fomos parabenizadas por fazer mil coisas ao mesmo tempo, nem por cuidarmos de tudo e de todos.
Homão da porra é apenas uma forma de dizer que os homens estão fazendo algo excepcional que não tem nada de excepcional, são apenas coisas normais que deveriam ser corriqueiras e comuns a todos que dividem a vida, a casa, um relacionamento, deveria ser normal um homem cuidar dos filhos, se interessar pela vida escolar deles, levá-los a escola ou ir busca-los sem que isso fosse elevado a uma escala de feitos excepcionais.
Antes de inventarem essa expressão eu já tinha um homão da porra na minha vida e o melhor é que eu nem sabia que as coisas que ele fazia na própria casa ou quando cuidava dos próprios filhos o fazia um homão da porra, pois pra mim tudo isso era apenas uma divisão normal na vida, era uma obrigação tanto minha quanto dele.
Viva os títulos que criamos para tornar interessante atitudes que deveriam ser normais.
Edna Rodrigues

Plágio é crime.
Imagem: Google




Comentários

Postagens mais visitadas