Dica de Leitura - Madame Bovary - Gustave Flaubert

Hola pessoal, terminei agora de ler esse clássico e não me contive, tive que vir indicá-lo a vocês. Quando digo que terminei agora, é agora mesmo pela manhã.
O clássico de Gustave Flaubert é uma obra prima da Literatura Francesa, o clássico desafiou as convenções sociais e causou polêmica na época de seu lançamento. O autor foi processado pelo conteúdo do livro que foi considerado imoral, o autor foi absolvido e então temos esse livro esplêndido que é Madame Bovary.
O livro conta a história de Charles e Emma Bovary. Nas primeiras páginas o autor fala como foi a infância de Charles e como ele chegou a escola, todas as dificuldades da sua família e logo em seguida sua formação em medicina. A história conta que Charles era casado e que logo ficou viúvo e recebendo um chamado para atender um dono de fazenda nos arredores da cidade, conheceu Emma, filha do fazendeiro.
Emma, tinha estudado em colégio de freiras, era uma moça muito bonita, Charles se encantou por ela, porém a moça era muito sonhadora, sonhava em viver um romance daqueles que lia nos livros nos tempos do colégio, Emma via em Charles sua chance de viver esse romance.
Logo os dois se casaram e foram viver na cidade, na casa de Charles, mas Emma logo se entediou e achava monótona demais aquela vida que levava ao lado do marido.
Vendo que Emma andava triste mudaram de cidade, Emma estava grávida e chegando a cidade teve a menina e então mergulhou de novo na monotonia do casamento, achando Charles um homem patético e previsível.
Emma Bovary teve dois casos extra conjugais entregando-se a paixão e esquecendo-se do marido e de Bertha, sua filha. Charles a amava e fazia tudo para vê-la feliz, mesmo assim Emma não se sentia satisfeita e o achava um homem fraco.
Madame Bovary se afunda em dividas e se desespera quando vê todos os seus bens penhorados sem que seu marido saiba, ela recorre a todos esperando uma salvação.
Madame Bovary é um daqueles livros surpreendentes que traz assuntos relevantes e polêmicos.
O trágico final é uma surpresa que nos faz refletir e até ter pena de Charles e de Emma.
Espero que esse breve relato da história faça sua curiosidade acender, aqui não tem um por cento da história fantástica de Flaubert.
Eu degustei cada palavra, cada capítulo, devorei com voracidade, pois é uma história deveras curiosa.
Um abraço, Edna Rodrigues.


Autor: Gustave Flaubert
Páginas: 364
Editora: Nova Fronteira


Comentários

Postagens mais visitadas