Resenha - Dom Casmurro - Machado de Assis

Hey pessoal, hoje a resenha é de um SUPER CLÁSSICO, de quem? de quem? Sim do meu, do nosso, Machado de Assis êêê \o/ sou super suspeita pra falar do Bruxo do Cosme Velho, pois sou APAIXONADA pela obra dele.
Hoje a resenha é do livro Dom Casmurro *-* primeiro livro que li do Machado e o suficiente pra me apaixonar de vez pela escrita e pelas histórias dele.
Ahhhh Machado!! Suspiro muito quando ouço esse nome, pois, pra mim é o maior escritor brasileiro, não desmerecendo os outros que também gosto muito, mas Machado é Machado.
(PODE CONTER SPOILER)

Bentinho é ainda quase um menino quando sua mãe Dona Glória quer mandá-lo ao convento. Devido a uma promessa. Dona Glória prometeu mandar o menino se ele tivesse saúde e vingasse, sendo assim, queria cumprir a promessa. O agregado José Dias que tinha chegado a casa deles a muitos anos e fora ficando, ajuda Dona Glória na façanha.
Na casa de Bentinho moram sua mãe, Dona Glória, prima Justina, o agregado José Dias e seu tio Cosme. Eles eram vizinhos de Capitu e sua família.
Desde de pequenos Bentinho e Capitu brincam juntos e quando sabe da ida de seu amigo ao seminário, a moça não gosta nem um pouco, fica contrariada e pede que Bentinho fale com José Dias para que ele faça a cabeça de Dona Glória do contrário. Mesmo assim Bentinho foi mandado ao seminário com a promessa de José Dias que ele faria a cabeça de sua mãe para tirá-lo de lá.
Os meses se passam e Bentinho não consegue esquecer Capitu nem um minuto, um dia José Dias lhe diz que a moça desperta os olhares dos rapazes e isso faz Bentinho ficar cego de ciúmes e quando consegue sair aos finais de semana, vai visitar a família e numa dessas visitas, ele está na janela com Capitu e passa um rapaz a cavalo e Bentinho insiste que eles se cumprimentaram, outra vez fica com um ciúme imenso, mas Capitu consegue convencê-lo do contrário.
No seminário Bentinho conhece Escobar, rapaz que logo se torna amigo de toda a sua família e então Bentinho conta ao amigo que não tem vocação, Escobar também diz não ter e então Escobar ajuda no plano de saída do seminário.
Bentinho saí do seminário e vai estudar, Escobar casa com Sancha amiga de infância de Capitu.
Alguns anos depois  Bentinho volta para casa, formado e então casa-se com Capitu, mas Capitu não consegue engravidar, enquanto que Sancha e Escobar tem uma filha.
Os dois casais vão morar perto na praia do Flamengo, dai em diante fazem tudo juntos, jantam, passeiam.
Certa noite Bentinho vai a ópera e Capitu fica em casa por estar com dor de cabeça, mas pelo fato da mulher não ter ido, Bentinho resolveu voltar mais cedo, chegando em casa encontra Escobar saindo, disse-lhe o amigo que o veio procurar, mas como não o tinha encontrado em casa estava indo embora.
Capitu engravida e tem um garotinho que dão o nome de Ezequiel.
Um certo dia chega a notícia que o amigo Escobar tinha se afogado na praia e que morrera, no velório de Escobar, Bentinho observa Capitu e então sente ciúmes de como a mulher chora pelo amigo e então daí pra frente observa melhor o filho e vê as feições de Escobar no filho, os trejeitos e aquilo o perturba a ponto de querer matar o garoto, mas não consegue.
Então, Capitu vai embora com Ezequiel, faz uma viagem para fora do Brasil e nunca mais volta, morre por lá, mas Ezequiel volta e Bentinho o recebe, o rapaz diz que quer ir para o Egito e foi, lá morreu, ficando assim sozinho José Bento, morando só com as lembranças e metido consigo.

O que você acha, Capitu traiu Bentinho ou Bentinho era doente de ciúmes?
Aqueles olhos de cigana oblíqua e dissimulada, eram mesmo inocentes?
Olhos de ressaca, os olhos de Capitu.

Se você ainda não leu Dom Casmurro, leia, claro que aqui é um resumo dos pontos principais, esse livro é divino, apaixonante!!

Autor: Machado de Assis
Editora: Companhia Editora Nacional
Número de páginas: 304

Espero que tenham gostado da resenha de hoje, até mais!!



Comentários

Postagens mais visitadas