Resenha - Til, clássico de José de Alencar

Olá pessoal a resenha de hoje é de um clássico de José de Alencar, este autor cearense nasceu em 1829, o nome deste clássico é Til, a história se passa no interior de São Paulo, tem capítulos curtos e não sequenciados, os capítulos vão se passando e contando pedaços da história dos personagens. Este livro se passa em duas partes.
(PODE CONTER SPOILER)
Til, traz a história de Berta, uma menina órfã que foi criada por Nhá Tudinha e é irmã de leite de Miguel. Berta é amiga de Linda e de Afonso filhos de Luís Galvão, um fazendeiro muito rico. A moça tem um bom coração, ajuda animais e pessoas, dentre essas pessoas está uma escrava que ela leva comida e esteira para que possa dormir, Zana a escrava tenta se lembrar de algo que aconteceu no passado, mas não consegue.
Na segunda parte ficamos sabendo o ápice da história, o fazendeiro mais rico dali na juventude foi apaixonado por Besita a moça mais bonita daquela região, entre todos os rapazes ele e o seu camarada Jão a quem chamavam de Bugre eram os que mais demonstravam amor a moça.
Tendo então tido chance de casar-se com a moça, Luís Galvão não quis por que a moça era pobre, então apareceu por aquela região um outro homem chamado Ribeiro pedindo então a mão de Besita ao pai.
O casamento aconteceu e no dia seguinte ao casamento Ribeiro partiu para uma viagem para resolver um problema de herança, deixando Besita para trás. Depois de muito tempo uma noite bateram na porta e então Zana que era sua criada foi atender já que a sinhazinha já estava recolhida, então no meio da escuridão Zana viu o vulto de um homem e gritou chamando a patroa dizendo que seu marido tinha voltado. Besita muito feliz, levantou-se depressa e já no corredor escuro sentiu umas mãos lhe acariciando e o homem tomando conta de seu corpo, Besita se entregou e só depois é que percebeu que não se tratava de seu marido, mas de Luís Galvão, mas o mal já estava feito. Besita então ficou grávida, escondeu toda a gravidez, teve a criança no silencio de sua casa apenas com a ajuda de Zana e Jão que também sempre a ajudava com o amor devoto como quem adora uma santa.
Depois de vários anos Ribeiro decide voltar e quando encontra sua mulher com uma filha nos braços, tem uma crise de ciúmes e mata Besita, jurando voltar para matar a criança, vendo tudo isto Zana enlouqueceu e Jão protegeu a criança para que Ribeiro a deixasse viva. Então a criança foi levada por Nhá Tudinha que lhe deu amor e carinho e lhe criou como filha ao lado de Miguel, esta criança se chama Berta.
Por causa do que fez a Besita, Jão decide matar Luís Galvão, mas Berta mesmo sem saber que se trata de seu pai impede. Luís Galvão sente-se muito culpado por tudo com o decorrer do tempo e resolve contar tudo a sua esposa, que quer que Berta vá morar na fazenda com eles, mas berta decide ficar mesmo onde sempre esteve na casa de Nhá Tudinha.

Autor: José de Alencar
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 200

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas